#003 – Na dúvida, avança!

Com apoio de:

Salve, meu voador!

Você já parou para pensar como os desafios podem nos movimentar e nos inspirar? Eles nos impulsionam a agir, a buscar soluções e a nos tornarmos melhores a cada obstáculo superado. Hoje, quero compartilhar com você uma história pessoal que ilustra como os desafios podem nos ensinar valiosas lições.

Como eu já disse anteriormente aqui, eu já me mudei algumas vezes. Foram 16 vezes de cidade e 3 vezes de país. Cada mudança representou um novo desafio a enfrentar, uma adaptação necessária. E, ao longo desses momentos de incerteza, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e vivenciar experiências enriquecedoras.

No início de cada mudança, eu sempre me deparava com um misto de emoções: empolgação, medo do desconhecido, ansiedade. Quando mais novo era menos. Depois de velho fiquei mais bundão. Mas cada cidade, cada país, tinha sua cultura, seu ritmo, suas peculiaridades. E foi justamente nesses momentos de conflito e adaptação que aprendi as maiores lições. Fora as vergonhas passadas. Eu nunca me esqueço, por exemplo, quando eu me mudei a primeira vez. Cheguei na escola e falei um belo “Brasiuuu” quando me perguntaram de onde eu vinha, todos riram da minha cara (e do meu jeito de falar), mas no final foi só festa.

Mas voltando aqui no assunto… o conflito estava em não conhecer ninguém, em me sentir fora do meu lugar e ter que me reinventar. No meio de toda essas história, passei por diferentes etapas, desde a dificuldade de me adaptar à nova língua até a superação do sentimento de nostalgia e saudade do lugar, dos amigos e da família que havia deixado para trás. Isso sim foi um desafio constante, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal.

E, no grandioso final dessa jornada de mudanças, percebi uma importante lição: os desafios nos mostram o poder de nos reinventarmos, de nos adaptarmos e de abraçar o novo. Cada mudança me transformou em uma pessoa mais resiliente, aberta a diferentes culturas e experiente em lidar com a incerteza. Afinal, é nos momentos de desafio que aprendemos a nos superar.

A moral desta história é que os desafios são oportunidades disfarçadas. Eles nos ensinam lições valiosas sobre nós mesmos, sobre o mundo ao nosso redor e como nos impulsionar a alcançar patamares que nunca acreditvamos que seria possível alcançar. Portanto, quando enfrentar um desafio, lembre-se de que está diante de uma chance única de crescimento e transformação.

Por fim, eu gostaria de te fazer uma pergunta: qual foi o maior desafio que você enfrentou e como ele te transformou? Reflita sobre isso e compartilhe essa história com alguém que acredite que também possa se inspirar e aprender com ela.

Até a próxima, meu voador!


💛 Meu(s) vídeo(s) da semana

My love letter to entrepreneurship: Guillaume é um empreendedor que eu descobri nas várias horas de navegação na internet. Ele também é um empreendedor que compartilha sua jornada e informações de seus negócios. Ele tem um foco também em automações e como elas podem salvar horas de seu dia.

🔖 Livro que vale a pena a leitura

O poder do hábito: Com certeza um dos livros mais famosos do últimos tempos. Um livro ‘grande’ e demorado de ser lido, fácil de ser entendido e muito difícil de ser aplicado. Eu comecei a ler novamente essa semana já que hábitos (ou melhor, a falta deles) é uma grande dificuldade que ainda tenho.

🤖 Tecnologia da semana

Substack: Para quem quer começar também uma newsletter e não tem nenhum conhecimento de sites, email marketing, etc. Essa é uma ótima opção. Totalmente grátis, sem limites de inscritos e não é tão difícil de ser manipulada. Pode ser criada em formato texto, audio e vídeo (estilo podcast). Tá esperando o quê?

📌 Frase da Semana

Colecione memórias e acumule sorrisos. Todo o resto é passageiro. (Amém).

Um abraço e #VOA

Cadastre e receba todo domingo as “Voas Novas” em sua caixa de e-mail. #Voa 🚀

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Fique tranquilo, eu também odeio spam. We never send you spam, confia. Só vamos enviar coisa boa. Além disso, você pode cancelar qualquer hora.